1. Designação do projeto
EcoBoard – Aplicação do conceito de circularidade à I&D de nova geração de produtos de comunicação visual sustentáveis
2. Código do projeto
POCI-01-0247-FEDER-047741
3. Entidades beneficiárias
Bi-silque | Universidade de Aveiro
4. Objetivo principal
Reforçar a investigação, o desenvolvimento tecnológico e a inovação
5. Região de intervenção
Centro
6. Data de aprovação
2021-07-16
7. Data de início
2021-01-01
8. Data de conclusão
2023-06-30
9. Custo total elegível
835.999,81 €
10. Apoio financeiro
FEDER | 485.902,07 €
11. Descrição do projeto
O projeto EcoBoard tem como objetivo principal a investigação e o desenvolvimento de uma nova geração de quadros brancos que se baseie nos princípios da “Economia Circular” e que – por meio do estudo de novos materiais com menores riscos sociais e ambientais, novas estruturas e designs – cumpram com critérios de reciclagem, reutilização e extensão do ciclo de vida, permitindo a minimização da sua pegada carbónica e respetivo impacto ambiental.
Neste sentido, o presente projeto propõe-se a investigar e mapear materiais oriundos de fontes renováveis, recicláveis e/ou de base biológica, com menores riscos sociais e ambientais, que permitam o desenvolvimento de uma superfície inovadora que mimetize a superfície cerâmica e, sobretudo, possibilitem – no final do ciclo de vida do produto – serem novamente reintroduzidos no ciclo produtivo como matérias-primas para novos quadros. Assim, o carácter inovador da solução EcoBoard prende-se com a introdução no mercado de uma solução que se diferencia das soluções concorrentes ao nível da superfície, das matérias-primas utilizadas para a construção do quadro de escrita, preconizada assim numa solução sustentável, eficiente e circular. O EcoBoard resulta, assim, da resposta a uma clara oportunidade de mercado que se prende com a procura e valorização, em mercados evoluídos, dos produtos com menor pegada carbónica, e, por outro lado, do crescente compromisso da Bi-silque com a diminuição do impacto ambiental da sua atividade e promoção da sustentabilidade dos seus produtos, buscando sempre e paralelamente, uma experiência otimizada por parte do cliente.
O projeto EcoBoard é promovido por um consórcio altamente qualificado, constituído pela Bi-silque (promotor líder) e pela Universidade de Aveiro. O envolvimento destas entidades assegura a multidisciplinaridade e complementaridade em termos de capacidade de I&D, know-how e competência técnicas, reunindo todas a competências necessárias para garantir o alcance dos objetivos delineados e a valorização económica dos resultados obtidos. Deste modo, o projeto foi estruturado em 7 atividades, a desenvolver ao longo de 30 meses, e que incluem atividades de investigação industrial e desenvolvimento industrial, de promoção e divulgação de resultados e de gestão e coordenação do projeto.
